Lição da Escola Sabatina


Mais do que espinhos e cardos

Como todos sabemos, e alguns sabem muito bem, a vida é dura. No Éden, logo após a queda, quando o Senhor mostrou aos nossos primeiros pais alguns resultados da transgressão, foram dados alguns indícios de como a vida seria difícil (veja Gn 3:16-24). No entanto, foram apenas sinais. Afinal de contas, se os únicos desafios que enfrentássemos na vida fossem os espinhos e cardos, a vida seria radicalmente diferente de como é hoje.
Olhamos ao redor, e o que vemos senão sofrimento, doença, pobreza, guerra, crime, depressão, poluição e injustiça? Heródoto, historiador da antiguidade, escreveu sobre uma cultura em que as pessoas lamentavam – sim, queixavam-­se quando um bebê nascia, porque conheciam a dor e o sofrimento inevitável que a criança teria que enfrentar se ela atingisse a idade adulta. Parece doentio, mas quem pode refutar tal lógica?
No livro de Jó, porém, há uma mensagem sobre a condição humana. Como vimos, o patriarca poderia ser considerado um símbolo de toda a humanidade, no sentido de que todos nós sofremos, muitas vezes de maneiras que simplesmente não parecem justas nem adequadas em relação aos pecados que tenhamos cometido. Não foi justo para Jó e não é justo para nós.
Contudo, em meio a tudo isso, o livro de Jó nos ensina que Deus está conosco. Ele sabe. Ele afirma que tudo isso não precisa ser em vão.
Escritores seculares e ateus têm dificuldade para aceitar a insignificância de uma vida que sempre termina em morte. Eles lutam e se esforçam para obter respostas, porém, não chegam a lugar algum, pois esta vida não oferece nada. Há uma filosofia ateísta chamada niilismo, que vem de uma palavra latina, nihil, cujo significado é “nada”. O niilismo ensina que nosso mundo e nossa vida não significam nada.
O livro de Jó, no entanto, mostra uma realidade transcendente, além do nihil com o qual nossa vida mortal nos intimida. O livro nos mostra Deus e uma esfera de existência da qual podemos obter esperança. Ele nos diz que tudo o que acontece conosco não acontece no “vácuo”, mas existe um Deus que sabe tudo o que ocorre e que promete consertar as coisas no final. Sejam quais forem as grandes perguntas que o livro de Jó deixa sem resposta, ele não nos deixa apenas com as cinzas de nossa vida (veja Gn 3:19; Jó 2:8). Em vez disso, ele nos dá a grande esperança de algo além do que é apresentado aos nossos sentidos.
Quais textos bíblicos afirmam explicitamente que temos uma grande esperança que transcende tudo o que este mundo oferece? (Veja, por exemplo, Hb 11:10; Ap 21: 2).
Quarta-feira
Ano Bíblico: Ap 18, 19
Jesuseapalavra.com
" Ide por todo o mundo
e pregai o evangelho."
                 Marcos 16:15
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2016 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho"